Quem somos?

Estudantes do 1º ano de medicina e por meio desse blog temos o objetivo não só de informar sobre o tema Epidemias Virais e Superbactérias, mas também, simultaneamente, aprender mais sobre o assunto e tentar enxergar a extensão desse problema no meio hospitalar e a visão social e bioética que o cerca.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Epidemias virais e superbactérias

         
Epidemias virais e superbactérias

            No meio em que vivemos somos constantemente circundados e bombardeados por ameaças invisíveis, manifestadas através de microrganismos como vírus e bactérias, ditos patogênicos. Em contrapartida, de forma comensal, as bactérias estão presentes na pele, mucosas e trato intestinal de homens e animais, tornando possível a manutenção da vida terrestre.
Segundo a Teoria de Darwin da seleção natural, sobrevive o ser com maior capacidade de adaptação. Essa capacidade de adaptação é observada nos vírus e superbactérias, nos quais a patogenicidade é muito aumentada, pois cepas mais resistentes dos microrganismos originais são selecionadas, não somente pelo meio natural, mas também, pelas medicações utilizadas para combatê-las.


  Tal virulência e patogenia aumentada levam a uma nova forma de interação inter-humana e humano-ambiente, conduzindo, assim, a mudanças nas organizações sociais, na área de pesquisas e tratamentos e nos protocolos locais e internacionais, sendo todas em prol de uma adaptação da sociedade ao novo ambiente ao qual estamos sendo expostos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário