Quem somos?

Estudantes do 1º ano de medicina e por meio desse blog temos o objetivo não só de informar sobre o tema Epidemias Virais e Superbactérias, mas também, simultaneamente, aprender mais sobre o assunto e tentar enxergar a extensão desse problema no meio hospitalar e a visão social e bioética que o cerca.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O que é uma epidemia?


   
    A palavra epidemia tem sua origem no grego, mais especificamente nas palavras epi (sobre) + demos (povo) e o conceito, como o conhecemos, é utilizado desde a época de Hipócrates, no século VI a.C. Tal termo se refere a doenças que atingem determinadas comunidades ou regiões,  se alastrando para outras áreas e apresentando grande incidência  de casos em curto período de tempo. 

   Ao longo da história ocorreram diversos episódios característicos de uma epidemia, sendo, nos tempos, mais antigo, nomeados de "pestes" ou "pragas". Um exemplo muito popular é a famosa Peste Negra, que assolou a Europa no século XIV levando, em estimativa, 2/3 da população do continente ao óbito.
   
    Neste contexto, vale destacar os significados de endemia e pandemia, pois podem ser facilmente confundidos com o termo tratado aqui. A primeira se refere a uma doença restrita a determinada região sem se alastrar para outras áreas geográficas, possuindo duração contínua mas localização limitada; a segunda se trata de uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar para outros continentes.

   Agora que você já sabe o básico sobre o termo título do nosso blog, aprofunde mais o seu conhecimento e leia o artigo abaixo. Ele elucida o conceito de epidemia, envolvendo muita história, citações e curiosidades. Espero que goste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário